A construção do Projeto Político Pedagógico dessa Instituição de Ensino, oportuniza o conhecimento da sua realidade, traçar objetivos e metas, definir propostas pedagógicas, que vão favorecer a participação construtiva de todos os envolvidos no processo educativo.
A educação para a cidadania requer que todos os participantes do processo educativo se mobilizem, se inquietem, que busquem juntos propostas compatíveis com sua realidade e possíveis de realização.
É na construção de seu Projeto, que coletivamente se buscarão ações que a partir de reflexões e questionamentos de uma realidade existente, seja possível repensar a sua escola e propor metas para o desenvolvimento de um ensino moderno, eficaz, que realmente alcance o êxito esperado, levando nossos alunos a pensar, pesquisar, agir e ampliar o seu raciocínio.
Desde sua criação, o Externato Brasil, através da Direção, Coordenação, Corpo Docente, vem acompanhando as mudanças que acontecem na sociedade, contribuindo para uma educação capaz de proporcionar a realização pessoal e de cada aluno, visando contribuir para uma cidadania plena.
O Projeto Político Pedagógico do Externato Brasil tem como base: a Família, a Inclusão Social, a participação política, cultura, lazer, esporte, meio ambiente, drogas, sexualidade, trabalho, etc… São estas bases que sustentam os diversos, a partir das demandas percebidas e avaliadas a partir dos resultados alcançados.
Os responsáveis pelo desenvolvimento das potencialidades dos alunos têm como missão prioritária a de perpetuar a Instituição como escola moderna, honesta, comprometida com a formação desses futuros cidadãos, apoiada por uma equipe de profissionais competentes, eficientes, capacitados e principalmente engajados na proposta Pedagógica do Externato Brasil.
A equipe técnica Pedagógica do Externato Brasil consta de: Diretor( Pedagogia com Administração e Supervisão Escolar) Coordenador Pedagógico ( Pedagogia) e Educadores da Educação Infantil, do I e II segmento do Ensino Fundamental e do ensino Médio.