O FAZER PEDAGÓGICO EM FAVOR DA AUTONOMIA INTELECTUAL E DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS CRIATIVAS

A ESTRUTURA COGNITIVA SE DÁ ATRAVÉS DAS HABILIDADES, DAS EXPERIÊNCIAS E DOS ESTÍMULOS PARA A AÇÃO.

A CRIANÇA QUANDO RECEBE OS ESTÍMULOS ADEQUADOS, ELA VAI SE INSERIR NO CONTEXTO E SUA FORMAÇÃO COGNITIVA SERÁ SIGNIFICAMENTE POSITIVA.

DEVEMOS SEMPRE LEVAR OS ALUNOS A PENSAR, A CONQUISTAR NOVAS HABILIDADES E DOMÍNIOS, QUE SE SINTAM CONFIANTE NAS SUA CAPACIDADE, PARA ASSIM SER CONSTRUÍDA A SUA AUTONOMIA.

NÓS PROFESSORES, TEMOS O PAPEL DE MEDIAR ESSE PROCESSO, UTILIZANDO FERRAMENTAS ADEQUADAS PARA CADA FAIXA ETÁRIA.

A INTERAÇÃO, A CRIATIVIDADE, A LUDICIDADE É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA UM BOM FUNCIONAMENTO E PARA SE ALCANÇAR O COGNITIVO DO ALUNO COM QUALIDADE.

O FAZER PEDAGÓGICO TEM VÁRIOS CAMINHOS E CABE AO PROFESSOR SE ENGAJAR, OBSERVAR SEUS ALUNOS E ESCOLHER QUAL O MELHOR CAMINHO A SER SEGUIDO, CLARO QUE SEMPRE OBEDECENDO A METODOLOGIA E O CURRÍCULO DA INSTITUIÇÃO.

TEMOS QUE TER SEMPRE UM OLHAR VOLTADO PARA O ALUNO.

O ESTÍMULO A CRIATIVIDADE DE SEU ALUNO, É FUNDAMENTAL PARA QUE ELE SE SINTA MAIS SEGURO E CONSIGA SAIR DA CAIXINHA.

NÓS HOJE VEMOS QUE O MERCADO DE TRABALHO, MASSACRA AQUELAS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM SER EXPRESSAR E QUE SÃO RETRAÍDAS.

UMA MARAVILHOSA FORMA DO PROFESSOR CONQUISTAR E ESTIMULAR SEU ALUNO A VENCER ESSAS BARREIRAS E CONSEGUIR ATINGIR O COGNITIVO, É ESTIMULAR A SUA CRIATIVIDADE, SEJA ELA ATRAVÉS DE DESENHOS, MÚSICA, TEATRO, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, AFINS…

COMO PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, VEJO 0 QUÃO VALIOSO, A LUDICIDADE E CRIATIVIDADE FAZ NA VIDA DOS MEUS ALUNOS QUANDO ADMINISTRO MINHAS AULAS.

VEJO O PRAZER NO OLHAR DOS MEUS ALUNOS A SEREM ESTIMULADOS E O RETORNO POSITIVO NA APRENDIZAGEM.

 

JAQUELINE MENDONÇA CORDEIRO
PROFESSORA DA ESCOLA INFANTIL
EXTERNATO BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *